terça-feira, 21 de julho de 2009


Essa mística é de um DNJ - Dia Nacional da Juventude (acho que de 2007) realizado na quadra do CSVP. Andei passeando pela net e encontrei essa foto, que acho linda...
ei povo! quero uma foto da IV MISSÃO JOVEM pra fazer um post aki....
beeeeijoooos, paz e bem!
by: Mila Castro





DINÃMICA





Gosto de você

Diversão e atençãoOs participantes são colocados sentados em um círculo. Uma pessoa deverá ficar de pé, sem cadeira. Esta pessoa deve ir até alguém do grupo, apontar-lhe o dedo e dizer: “Gosto de você!” (ou “Gosto de ti”). A pessoa apontada deverá perguntar: “Por que?” Ao que a pessoa que está de pé deverá responder: “Por que você tem...” e deverá dizer alguma coisa que alguém do grupo tem ou estiver usando. Pode ser dito algo que só uma pessoa tenha, que mais pessoas tenham ou inclusive que todas as pessoas tenham.
Quem tiver a coisa que foi dita, deverá mudar de lugar, procurando alguma cadeira que foi deixada vazia. Terminada a mudança de lugar, irá sobrar uma pessoa de pé. Esta continua a brincadeira, indo até alguém e dizendo: “Gosto de você” e assim por diante. A brincadeira termina quando todos já tiverem se divertido.
VariaçãoEsta brincadeira poderá ser feita com sistema de eliminação de participantes. Serão eliminadas as pessoas que tinham aquilo que foi dito, mas não mudaram de lugar. O grupo deve controlar. Cada vez que se elimina uma pessoa, também se retira uma cadeira, de modo a haver sempre uma cadeira a menos que o numero de participantes. A brincadeira termina quando restarem quatro (ou três) vencedores.

segunda-feira, 6 de julho de 2009


Pensando o Futuro da Pastoral da Juventude

Olá. A proposta desse pequeno texto, e dos complementos que se seguirem, é motivar a discussão sobre o futuro da Pastoral da Juventude. Nossa intenção é apontar alguns elementos que julgamos fundamentais para que a Pastoral da Juventude continue sendo um grande instrumento de evangelização na construção do Reino aqui e agora em busca da Civilização do Amor.
A Pastoral da Juventude tem se mostrado um grande instrumento de evangelização para a transformação de nossa sociedade carregada de valores anti-cristãos. Podemos ressaltar como aspectos positivos da PJ a vivência em comunhão, a leitura crítica da realidade, a opção pelos pobres. No entanto também não podemos fechar os olhos para os aspectos que impedem um maior avanço: pouca ligação das coordenações com a base, pouca rotatividade nas coordenações, pouco diálogo com outros organismos da Igreja que trabalham com juventude.
A PJ pelo seu ímpeto juvenil e pela sua história tem a responsabilidade de ser a abre alas para o avanço de nossa igreja juntamente com outros organismos que enxergam os caminhos para a construção do Reino aqui na terra. Avanço esse que se faz urgente pois o mundo está mudando rapidamente e nossa igreja tem dificuldades para evangelizar nesse ambiente de constantes transformações. A PJ sempre muito corajosa pode e deve ir fazendo a tradução dessas transformações para a nossa igreja de maneira sobretudo bem fraterna.
A PJ tem dupla missão: Dialogar para dentro e para fora de nossa igreja. Para dentro tentando unir forças com os organismos que realmente optaram pelo projeto de Jesus Cristo. Para fora lutando contra o sistema opressor que se impõe hoje em nossa sociedade.
Tendo isso em vista esse texto apresenta pistas para tentar discutir qual deve ser o futuro da PJ, o futuro da PJ que queremos. Baseamos esse debate em alguns eixos fundamentais descritos abaixo:

Enxergar a Realidade para Poder Transforma-la
Unidade na Diversidade:
Formação
Espiritualidade
Vida em Comunidade

os 5 temas serão abordados, um por um, posteriormente... aguardem com carinho.

Amém, axé, awerê, aleluia, PJ!

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Ela vem de detro e de dentro ela vem... toda a energia que a PJ tem!